Uma dúvida recorrente entre pessoas com a pele oleosa é a necessidade de utilizar cremes hidratantes na pele. Porém, apesar da pele oleosa possuir um brilho natural, o cuidado de hidratar a pele não deve ser dispensado no dia a dia.
A hidratação é fundamental para todo e qualquer tipo de pele. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, hidratar a pele até ajuda a controlar a aparência oleosa da mesma.
Hoje, trouxemos alguns motivos para você ir ao dermatologista descobrir qual o hidratante certo para cuidar da pele oleosa.
A pele oleosa pode ser identificada através de algumas características básicas, como a superfície espessa, a maior tendência à acne, os poros dilatados, a pouca duração da maquiagem no rosto, e a aparência brilhosa. Esse tipo de pele é o mais comum no Brasil devido a fatores climáticos, alimentação, estresse, alterações hormonais, e também ao uso de produtos que não são indicados por um dermatologista, e nem para o seu tipo de pele.
Por conta desses fatores, para controlar essa oleosidade, são necessários cuidados específicos com produtos apropriados. E dentre esses cuidados, está a hidratação. Muito se engana quem acha que a pele oleosa não precisa de hidratação, além do protetor solar, hidratar a sua pele é fundamental.
Se você ainda não entendeu o porquê da necessidade de hidratação da pele oleosa, vamos listar alguns dos principais motivos.
1. Reposição de água
A hidratação é essencial para a pele, pois repõe a água, que é muito importante para um bom funcionamento do corpo, e da pele também.
2. Glândulas sebáceas
As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele. Ao hidratar a pele com o produto correto, as glândulas sebáceas não são estimuladas a produzir mais óleo, na tentativa de combater o ressecamento da pele. Por essa razão, se a pele já estiver bem hidratada, o corpo irá entender que não é necessário produzir tanta oleosidade para suprir essa necessidade, deixando a sua pele menos oleosa.
3. Prevenção de rugas
A hidratação contínua da pele fornece uma maior elasticidade da mesma, dessa forma, prevenindo o seu rosto do aparecimentos das rugas, linhas de expressão e , no corpo , prevenindo estrias.
4. Evitar problemas com ressecamento
Um outro benefício da hidratação é a contribuição para deixar a pele iluminada e evitar descamação, sensibilidade, aspereza e coceira, sinais que aparecem quando a pele está ressecada.
5. Resistência aos dermocosméticos
Se você tem problemas com tratamentos de pele utilizando ácidos, pode ser por falta de hidratação da pele. Uma pele hidratada auxilia no tratamento com dermocosméticos, pois aumenta a tolerância da pele no tratamento da oleosidade.
Agora que você já percebeu que a hidratação da pele oleosa, assim como de qualquer outra pele, é essencial, o próximo passo é procurar um dermatologista e entender qual o tipo de produto específico para hidratar a sua pele. Mantenha ela protegida, hidratada e saudável todos os dias. Cuide da sua pele!